Governo do Ceará inicia piloto de Bioágua Familiar com intercâmbio no Rio Grande do Norte

Entre os dias 17 e 19 de setembro, o município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, recebeu 47 agricultores e técnicos para um intercâmbio sobre o Sistema Bioágua Familiar. Resultado de uma parceria com o Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, o evento teve como objetivo adquirir conhecimentos para que possam desenvolver um projeto piloto de implantação de Sistemas Bioágua Familiar (SBF) no estado cearense.
Os participantes do intercâmbio visitaram as comunidades de São Geraldo, Brejinho e Morada Nova, onde puderam aprender sobre o dimensionamento, implantação e manejo do bioágua. “Foi compensador ver que o reuso de água transformou um local seco que não tinha produção em um local produtivo, um verdadeiro oásis”, comenta Jocicarla Araújo Fontenele, técnica da Unidade de Gerenciamento Territorial – Extremo Oeste.
Ver de perto a experiência das famílias com o bioágua entusiasmou os agricultores cearenses que participaram do intercâmbio, os quais receberão uma unidade piloto em suas comunidades. “As famílias que vieram para cá estão bastante animadas com o que viram no reuso de água pra produção de alimentos. Vi entusiasmo das comunidades que estão previstas para acolher o projeto”, afirma Pedro Marden, técnico da Unidade de Gerenciamento Territorial Canidé.
Durante o intercâmbio, os participantes visitaram ainda a escola Unidade XXII Pedro Júnior do Nascimento, em Morada Nova, na qual estava sendo realizada uma oficina de Educação Ambiental sobre tratamento de resíduos sólidos. De iniciativa do Projeto Bioágua Familiar, a oficina faz parte da estratégia de intervenção para além do SBF, buscando uma maior sustentabilidade ambiental nas comunidades de sua atuação.
Intercambio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s