Crianças e adolescentes participam de oficinas sobre importância da água

No semiárido nordestino, que sofre com oscilações pluviométricas e longos períodos de estiagem, a água é um bem preciosíssimo. Por isso, é muito importante que todos saibam utilizá-la bem. E para que essa consciência surja desde a infância, o Projeto Bioágua Familiar, no mês de julho, ministrou oficinas sobre o tema para 661 estudantes de 16 escolas dos municípios de Caraúbas, Apodi, Campo Grande, Olho D’água do Borges, Umarizal, Janduís e Gov. Dix Sept Rosado, no Rio Grande no Norte.

O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os alunos para os problemas ambientais relacionados à água e incentivá-los a realizar ações de enfrentamento; além de apresentar às crianças o Sistema Bioágua Familiar (SBF) e motivá-las a acompanhar a implantação e evolução dos SBF nas comunidades onde residem.

“Gostei bastante da oficina sobre a água. Achei todos os vídeos apresentados muito interessantes, e o que mais gostei foi o desenho animado mostrando as formas que o homem está poluindo as águas do planeta”, comenta José Denis, 15, estudante da Escola Municipal de Bom Jesus. Além dos estudantes, pais e professores se envolveram nas oficinas, sendo o público total de 784 pessoas.

A metodologia incluiu atividades lúdicas, como brincadeiras, apresentação de canções e desenhos. Os trabalhos procuraram relacionar o tema à realidade local das crianças, que discutiram em grupos, por exemplo, outras formas de colher e reter a água, além das cisternas construídas nas comunidades.

As oficinas sobre a água foram as primeiras, de uma série de iniciativas em educação ambiental a serem realizadas pelo Projeto Bioágua Familiar. O segundo módulo de oficinas terá como tema o Tratamento de Resíduos Sólidos, e será realizado de 15 a 30 de setembro.
Escola Municipal Luiza Maria Augusta (Areias) 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s