Jovens aprendem importância do Tratamento dos Resíduos Sólidos

oficina_resíduos_foto01

No mês de setembro, 620 estudantes 16 escolas rurais no Rio Grande do Norte participaram de oficinas sobre um problema recorrente no meio rural: o adequado tratamento dos resíduos sólidos. De iniciativa do Projeto Bioágua Familiar, as oficinas objetivaram despertar desde a infância a consciência da importância do correto tratamento do lixo, que, se não realizado, pode trazer riscos à saúde e contaminar o meio ambiente.

“Devido à quantidade de lixo, quando chove por aqui a água arrasta esse material para nossos açudes, contaminando a água que usamos para tomar banho. Com a conscientização dos alunos, nossa realidade pode ser diferente”, comenta Maria de Fátima Nogueira, monitora do programa Mais Educação, na Escola Municipal de Bom Jesus, no município de Campo Grande.

Envolvendo escolas de sete municípios do estado, as oficinas possuíam uma metodologia com atividades lúdicas, como a Gincana sobre Coleta Seletiva do Lixo e peças de teatro. “O que mais me interessou na oficina foram os exemplos e ideias dos materiais que podemos reutilizar nas nossas próprias casas, como o caso da mesa toda decorada com tampinhas de garrafas”, afirma Maria Luana Fernandes, estudante da Escola Municipal de Bom Jesus.

Maria Luana e o professor Francisco

Para o professor Francisco Genildo da Costa, as oficinas acrescentaram bastante para o conhecimento dos alunos, em especial, sobre as formas de reaproveitar o material descartável. “Acho que essa parte foi de grande importância para os alunos. Inclusive, observei alguns alunos logo depois da oficina comentando sobre como fazer artesanatos a partir do lixo”, explica. Além dos estudantes, pais e professores se envolveram nas oficinas, sendo o público total de 680 pessoas.

Os jovens tiveram também a oportunidade de aprender como funciona o tratamento da água (resíduo líquido) e a produção de alimentos, com ênfase nos processos de compostagem, vermicompostagem e experiência inicial da reciclagem do lixo não orgânico, a partir de visitas ao Bioágua Escola.

oficina_residuos_foto03

As oficinas sobre resíduos sólidos correspondem ao segundo módulo de uma série de iniciativas em educação ambiental realizadas pelo Projeto Bioágua Familiar. O primeiro módulo, em julho, teve como tema a água. O terceiro e quarto módulo, com tema Conservação do Solo e Importância da Fauna e Flora, serão realizados em outubro e novembro, respectivamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s