Crianças e estudantes aprendem, no Sertão, importância da flora e fauna da Caatinga

fauna e flora_01Melhorar a compreensão dos filhos e filhas de agricultores familiares sobre as causas da degradação da fauna e flora da caatinga. Esse é o objetivo da uma série de palestras ministradas pelo Projeto Bioágua Familiar, em 16 escolas de sete municípios rurais no Rio Grande do Norte. As aulas de educação ambiental, novidade para a maioria dos 513 estudantes que participaram da iniciativa, visam incutir desde a infância a consciência sobre o meio em que vivem. Deste modo, quando adultas, essas crianças poderão romper com a tradição de usar práticas comuns e arcaicas do meio rural que causam danos ao meio ambiente e aos animais, como as queimadas, por exemplo.

“As oficinas são muito interessantes, pois mostram aos alunos a importância de todos os animais dentro da cadeia alimentar equilibrando a natureza; bem como reforçam os conhecimentos sobre animais e plantas existentes em nossa região”, afirma a professora Marina de Oliveira. Além dos estudantes, professores e pais também interagem e aprendem durante as aulas, num total de 558 participantes.

 fauna e flora_03As oficinas estão sendo realizadas por meio de uma metodologia lúdica, com desenhos, brincadeiras e vídeos. “O que eu mais gostei foi do vídeo que mostrou a aranha caranguejeira comendo a cobra. Aprendi que a população de um tipo de animal pode diminuir se a gente matar outros”, comenta a estudante Mikaela Dias de Sales, de 8 anos de idade.

 As oficinas sobre a importância da flora e fauna correspondem ao quarto módulo de uma série de oficinas em educação ambiental realizadas pelo Projeto Bioágua Familiar. Os outros módulos abordam como temas a água, o tratamento dos resíduos sólidos e a conservação dos solos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s