Em tempos de crise, sertanejos dão exemplo de reuso de água

IMG_0094

O sertanejo aprende, desde a infância, a poupar cada gota de água que puder. Isso porque o líquido é um item precioso no semiárido brasileiro. E cada gota poupada significa uma chance maior de adaptação da agricultura familiar a um ambiente seco e com altas variações pluviométricas. Enquanto no Sudeste a população vem sendo pega de surpresa com uma crise hídrica histórica, precisando aprender a economizar, no sertão os agricultores dão o exemplo, mostrando que é possível poupar e reutilizar a pouca água de que dispõem e conseguir não só ter o suficiente para atender suas necessidades primárias, bem como para irrigar a plantação, gerando alimento e renda.

IMG_0146

Sistema Bioágua Familiar

Uma das novidades nas estratégias para otimizar a água utilizada no consumo doméstico é o Sistema Bioágua Familiar, que permite o reuso da água cinza – a água que sobra do banho, da lavagem da roupa e da louça – na produção irrigada de verduras, frutas e plantas medicinais. O tratamento da água consiste num processo de filtragem por mecanismos de impedimento físico e biológico dos resíduos presentes na água por uma população de microrganismos e minhocas (Eisenia foetida).

IMG_0048

Agricultora mostra verduras produzidas depois da instalação do Bioágua

“A grande vantagem do Bioágua é que não preciso mais comprar verduras e elas estão sempre frescas. Quando dependíamos da feira, nós comprávamos a cada 8 dias, e agora colhemos sempre que precisamos”, comenta a agricultora Cícera Maria Bezerra, do assentamento Nova Morada, Caraúbas/RN. Ao mesmo tempo que promove a segurança alimentar por meio da produção de alimentos com o uso agrícola da água pós-tratada pelo filtro biológico, o Bioágua resolve o problema de poluição ambiental, a água cinza. “O Projeto acabou com a água que ficava parada atrás da casa, causando muito mau cheiro”, destaca Cícera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s