Mais verduras na mesa das famílias sertanejas

IMG_0205

Na casa da agricultora familiar Maria de Lourdes Souza, no assentamento Petrolina, em Caraúbas/RN, as refeições receberam um colorido especial: as verduras e legumes colhidos em sua própria horta. Cenouras, alfaces, tomates, pimentões, cheiro verde, beterrabas e outros legumes, estão presentes regularmente na mesa da família, desde a implantação do Bioágua Familiar na propriedade, sistema que reutiliza a água cinza das torneiras e chuveiros para irrigação de quintais produtivos. O resultado, é uma alimentação muito mais saudável, além da diminuição da poluição ambiental, já que a água cinza, hoje reutilizada, antes era jogada no quintal, prejudicando o solo e provocando mau cheiro.

eating

“Antes do Bioágua era difícil, tinha vezes que a gente não tinha dinheiro para comprar verdura. Depois do Bioágua, melhorou muito. Agora eu tenho cheiro verde, alface, cebola, pimentão, coentro, que não tinha antes”, comenta a agricultora.

IMG_0212Além de garantir a segurança alimentar, as sobras das verduras e folhas de plantas como a moringa e a gliricídia irrigadas com água cinza tratada ajudam muito na alimentação das galinhas, que no período seco ficam bastante necessitadas por alimentos verdes, melhorando a produção de ovos e a saúde.

A produção nos quintais produtivos é realizada de forma agroecológica, utilizando práticas agrícolas que trazem benefícios para o solo. “Eu aprendi a fazer composto com o técnico do Bioágua, que nos ensinou a colocar uma camada de mato, outra de estrumo e casca de verduras, e sempre ir molhando. Esse composto depois de pronto vai servir para as plantas, para deixar elas mais fortes”, explica Manuel da Silva Fernandes, esposo de Maria de Lourdes. Além da compostagem a qual Manuel se refere, os agricultores utilizam também as práticas da cobertura morta e da adubação verde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s