Cobertura Morta: uma prática que deixa o solo vivo

cobertura morta3

No Semiárido nordestino não é incomum encontrar focos de queimadas. A prática de queimar o solo para “limpá-lo” é rotineira na região, o que causa profundos danos ao meio ambiente, uma vez que a queimada retira os nutrientes da terra e ainda produz o gás carbônico, responsável pelo efeito estufa. Por isso, é importante que os agricultores familiares aprendam a utilizar práticas que permitam retirar da terra o seu sustento, em harmonia com o meio ambiente e sem devastar a caatinga ou desgastar os solos. Uma dessas práticas, que vem sendo adotada pelos agricultores familiares do Projeto Bioágua Familiar, é a da cobertura morta.

“A cobertura morta é uma técnica que tem vários propósitos, entre eles diminuir o impacto da chuva no solo, e como ela vai se decompondo com o passar do tempo, se incorpora ao solo, enriquecendo-o com sua matéria orgânica necessária para mantê-lo fértil”, explica Luiz Monteiro Neto, instrutor de manejo sustentável do Projeto Bioágua Familiar.

“Para fazer a cobertura morta eu uso o bagaço da catanduba, do mufumbo, folhas de mato, todo bagaço seco serve. Eu junto tudo e espalho sobre o solo. Antes, como a gente não sabia, colocávamos fogo nesses bagaços e matos”, comenta o agricultor familiar Antônio Lucimar de Melo, do Assentamento Santa Agostinha, Caraúbas/RN. “A cobertura morta é muito boa pro solo, porque se o terreno estiver sem, ele fica seco. Se não tiver, não dá nada, porque o solo fica fraco, já que o sol está muito quente”, afirma.

Além da cobertura morta, as famílias agricultoras vêm aprendendo e utilizando outras práticas agrícolas que contribuem para melhoria do solo, como a adubação verde e a compostagem. O projeto Bioágua veio proporcionar um novo momento aos agricultores familiares, com novas práticas de plantios até então desconhecidas no âmbito familiar. Hoje os agricultores se tornaram multiplicadores dessas técnicas em suas comunidades”, destaca o instrutor Luiz Monteiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s