Os frutos da Educação Ambiental

Capa753

Durante os meses de julho a novembro de 2014, 660 estudantes de 16 escolas de sete municípios do Rio Grande no Norte participaram de oficinas sobre educação ambiental, ministradas pelos técnicos do Bioágua Familiar. A experiência, que objetivava despertar nas crianças e adolescentes uma maior consciência sobre o ecossistema em que vivem e interromper o uso de práticas que promovem uma degradação permanente do meio ambiente, marcou positivamente os filhos e filhas de agricultores familiares.

“Quando chegava o dia das oficinas, as crianças ficavam todas na expectativa, super alegres. Na oficina de resíduos sólidos, por exemplo, a técnica do Bioágua chamou as crianças para recolher os lixos ao redor da escola, e depois as incentivou a separá-los, para saber se tinham aprendido direitinho. E eles se interessaram mais, porque era algo que eles mesmos estavam fazendo, na prática. Depois que terminaram as oficinas, eles ficaram comentando sobre o assunto entre eles, falando sobre o que tinham aprendido, e me perguntando quando ia ter oficinas de novo”, comenta a professora Rita Cavalcante, da Escola Sebastião Pinto de Queiroz, na comunidade Galho do Angico, Caraúbas/RN.

DSCN0858

Crianças na atividade de campo da oficina sobre resíduos sólidos

O aprendizado absorvido na sala de aula foi levado para dentro das casas. “As oficinas contribuíram muito, porque de criança, já de pequenininho, eles já vão se conscientizando. Aqui na comunidade já tem crianças que aprenderam e não jogam lixo no chão, que procuram o lugar onde devem jogá-lo, por exemplo.  Se desde o início vamos trabalhando com as crianças assim, elas vão crescendo com aquele hábito, com aquele costume”, destaca Maria Neuza da Silva, também professora da Escola Sebastião Pinto de Queiroz.

 As oficinas foram parte de uma série de iniciativas em educação ambiental realizadas pelo Projeto Bioágua Familiar durante o ano de 2014. O primeiro módulo, em agosto, teve como tema a água. O segundo, sobre resíduos sólidos, foi realizado em setembro. Em outubro, as crianças e adolescentes receberam aulas sobre conservação dos solos. O último módulo, com tema Importância da Fauna e Flora, foi ministrado em novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s