Chuva anima agricultores familiares no Rio Grande do Norte

1

O dia de São José, em 19 de março, foi esperado com muita ansiedade pelos agricultores familiares. Segundo a tradição e crença religiosa, se chover nessa data significa que o resto do ano será abençoado com mais chuvas, boas safras e colheitas. No Rio Grande do Norte, no dia do Santo, praticamente não houve registro de precipitações nos municípios potiguares, no entanto, as intensas chuvas ocorridas nos últimos cinco dias em todo o estado renovam as esperanças dos sertanejos, que já enfrentam 3 anos de estiagem.

Pequenos reservatórios no interior chegaram a transbordar após as chuvas intensas, que segundo registro da gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), chegaram a superar acima de 100 milímetros na região oeste do estado. No sertão potiguar, especificamente em Angicos, as chuvas acumularam 237,8 milímetros, um volume considerado quase a metade da média histórica das chuvas em um ano, que é de cerca de 500 milímetros.

agricultora zelia2

Agricultora Familiar Zélia Ercina

“Agora que está chovendo, eu planejo colher milho e feijão”, comenta a agricultora familiar Zélia Ercina de Morais Carlos, da comunidade Águas Frias, no Apodi/RN. Na região não choveu em janeiro e fevereiro deste ano, meses que fazem parte do período de precipitações, que vai de janeiro a julho. Sem chuvas, o Bioágua Familiar na propriedade se revelou um importante aliado para a família de Zélia. “No período de estiagem, o Bioágua ajudou muito com a produção de verduras, porque com a chegada do Bioágua passamos a consumir verduras nas refeições”, explica a agricultora.

Além de melhorar a alimentação, o Bioágua ainda ajuda a gerar renda das famílias nos períodos de estiagem, com a venda do excedente das hortas. “O Bioágua Familiar é uma boa alternativa, porque podemos plantar verduras, ajuda na renda de casa e também economiza a água do reservatório”, destaca o agricultor Francisco Lazaro de Campos, do Assentamento 1° de Maio, em Caraúbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s