O Papel da Compostagem no SBF com Resíduo Zero

composto 2

Com objetivo de melhorar a utilização dos nutrientes e reaproveitamento dos resíduos, implantou-se no Sistema Bioágua Familiar (SBF) um componente de compostagem. Este componente do SBF é alimentado por restos culturais, esterco, e também recicla o resíduo orgânico da manutenção do filtro biológico, gerando um adubo orgânico estabilizado com grande poder de fertilização para todas as culturas implantadas. Este componente permite ao SBF o status de sistema sem nenhum resíduo ambiental, ou Resíduo Zero, eliminando riscos de gerar uma fonte contaminante para o ambiente.

Pensando em uma compostagem simplificada, adequada para o SBF, orientamos que a pilha de compostagem deve ter um metro de largura por um de cumprimento (1×1) a altura pode chegar até 1 metro, caso tenha muito material deve-se iniciar uma nova pilha. Caso todo mês se inicie uma nova pilha com novos materiais, considerando um prazo de 70 a 90 dias de compostagem, teremos três pilhas com idades diferentes com adubo pronto mensalmente para fertilização das diversas culturas do SBF.

composto 3

A pilha de compostagem deve ser molhada diariamente com o objetivo de manter a umidade propícia para a atividade microbiológica. A cada 20 dias, a pilha deve ser revirada – este processo é importante para que o material seja processado por igual. Entre 70 e 90 dias, o Composto Orgânico estará pronto para uso. Uma forma de verificar isso é ver se a temperatura no interior da pilha está diminuindo, ou seja, o processo microbiológico está diminuindo de intensidade.

2

Compostagem em Sistema Bioágua Familiar na Comunidade de Nova Morada, Caraúbas/RN.

O composto orgânico pode ser utilizado sem restrições na produção de mudas, na adubação de canteiros e também na adubação das plantas frutíferas do Sistema Bioágua Familiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s