Bioágua Escola é implantado no Assentamento 1º de maio

DSCN1936

Entre os dias 02 e 06 de março, 24 agricultores familiares participaram da implantação de um Bioágua Familiar na propriedade da agricultora Rita Alexandre da Silva, no Assentamento 1º de Maio, em Caraúbas (RN). Por ser o primeiro a ser instalado na região, o Bioágua da agricultora funciona como uma escola, servindo como referência para a construção dos demais 24 Bioágua a serem construídos na localidade.

DSCN1959

Durante a implementação do Bioágua Escola, os agricultores familiares aprenderam todas as etapas de implantação de um Bioágua Familiar. As formações no Bioágua Escola ocorreram em duas etapas. Na primeira, de dimensionamento, os agricultores aprenderam a planejar o Sistema Bioágua Familiar, a escolher o local e a lista de materiais necessários, os quais são facilmente encontrados na própria região. Na segunda formação, o foco foi a implantação do sistema, tanto a estrutura física quanto a parte viva, como as minhocas, plantas e compostagem.

 Após a implantação haverá uma formação específica sobre o manejo agroecológicos dos plantios em si e os cuidados necessários com a manutenção da convergência da água cinza da casa, o filtro biológico e o sistema de bombeamento e irrigação.

DSCN1960

Dezoito Bioágua escola já foram implantados no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte, o que permitirá que centenas de agricultores familiares possam utilizar o sistema de reuso de água cinza domiciliar como alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental causada pela água cinza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s