Projeto Bioágua Familiar participa de Seminário Nacional de Políticas Públicas

11393235_979784038706569_147480688464130784_n

Foto: Márcio Lima/IASB

Entre os dias 01 a 03 de junho, representantes do Projeto Bioágua Familiar participaram do 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas ligadas à Floresta, Água e Clima, em Bonito/MS. Promovido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e Projeto Ilhas Verdes (patrocinado pela Petrobras), o evento teve como objetivo principal discutir as referências de boas práticas para políticas públicas ambientais e formular diretrizes para sua implementação.

“A Carteira Socioambiental do Programa Petrobras fez uma seleção dos projetos com mais destaque trabalhando nos biomas brasileiros, em relação às boas práticas que vêm sendo feitas, para que pudessem ser sistematizados e discutidos nesse seminário sobre políticas públicas. Deste modo, além da aproximação de ações que pudessem dialogar com a sustentabilidade nos ecossistemas, ocorreu a reunião de práticas que podem ser referências para políticas públicas a serem adotadas por entes estaduais, municipais e federais”, explica Fábio Santiago, coordenador técnico do Projeto Bioágua Familiar.

Foto: Márcio Lima/IASB

Foto: Márcio Lima/IASB

Durante o seminário, foi realizado o lançamento de um livro que reúne textos, fotos e relatos de projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, consolidando em um único material orientações e aprendizados de experiências socioambientais exitosas em todos os biomas brasileiros. É uma sistematização valiosa, servindo de base para outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar ações semelhantes. A experiência positiva do Projeto Bioágua Familiar, destacada no Bioma Caatinga, foi apresentada em dois artigos, um sobre a educação ambiental junto às escolas na área de atuação do Projeto e outro sobre a caminhada metodológica e técnica da implantação do Projeto.

“O Projeto Bioágua Familiar mostrou que é possível, numa região semiárida em que a água é bastante escassa, fazer a produção de alimentos bem perto da casa das famílias a partir do reuso de água cinza da residência, proporcionando às famílias agricultoras uma alimentação mais saudável e segurança alimentar”, destaca Fábio Santiago.

Foto: Márcio Lima/IASB

Foto: Márcio Lima/IASB

Simultaneamente ao Seminário Nacional, o IASB promoveu a 6ª edição da Feira Socioambiental: Conhecer para Preservar! Um evento voltado à comunidade que aborda de forma interativa a temática “Biodiversidade da Serra da Bodoquena”. Com apresentações musicais, dança, teatro, oficina e concursos culturais, a Feira Socioambiental teve como intenção promover a reflexão e a criatividade dos participantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s