Coentro e Cebolinha, uma dupla saborosa

cebolinha (3) (1)

O coentro (Coriandrum sativum L.) e a cebolinha verde (Allium fistulosum L.) são duas plantas condimentares inseparáveis da culinária do Nordeste e Norte do país. Nestas regiões, geralmente, são comercializadas nas feiras livres juntas com o nome de cheiro verde (no Pará apenas o Coentro). A cebolinha pode ter outras companhias, a exemplo da salsinha no Sudeste e Sul do Brasil.  Ambas são muito cultivadas em várias partes do mundo para dar um sabor especial a carnes, peixes e feijões, dentre outros.

Apesar de andarem juntos no preparo da comida, não são tão íntimas na hora do cultivo. Geralmente são plantadas separados, mesmo que num mesmo canteiro.  No SBF as famílias agricultoras estão atentas para o fato de que a cebolinha pode ser plantada sozinha, “solteira” ou em consórcio, por exemplo, com a alface e o tomate, pois ajuda a repelir os insetos-praga e não compete com a alface ou o tomate por nutrientes do solo. Já o coentro não gosta de companhia no canteiro. Cresce bem quando está sozinha na sua área do canteiro.

Sob o ponto de vista nutricional, a cebolinha verde contém boa concentração das vitaminas E e C. É rica em magnésio, zinco, manganês e cobre. O coentro é fonte das vitaminas A, K e C, e de beta-caroteno, luteína e zeaxantina, sendo estas últimas, substâncias potentes no combate à degeneração da visão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s