Projeto Bioágua lança vídeo sobre prática que proporciona melhoria do solo

Uma prática agroecológica simples que proporciona a melhoria da qualidade do solo. Essa é a adubação verde, tema de um vídeo lançado nesta semana pelo Projeto Bioágua Familiar. A agricultora Sergilânea Luzia da Silva, do assentamento Nova Morada, é quem apresenta o passo-a-passo da prática, a qual aprendeu com a equipe do Projeto Bioágua Familiar e hoje põe em prática em seu Sistema Bioágua Familiar, além de ensinar outras famílias do assentamento a fazê-lo.

“Na adubação verde você corta em picadinhos a mucuna preta e a crotalária plantada no canteiro, e quando elas estão florando você coloca no canteiro e cobre com a terra. O melhor é fazer isso durante o período chuvoso, pois não se gasta água que poderia estar irrigando hortaliças para a produção.  Essa pratica vai servir para fortalecer o solo, para que fique mais forte e produza melhores hortaliças”, explica Sergilânia. Os canteiros nos quais ela fez a adubação verde, já têm destino certo: “Vou plantar beterraba, alface e cheiro verde. Vou usar essas hortaliças pro consumo de casa, e se sobrar, vamos vender também”.

Além de repor os nutrientes do solo, a prática traz outros benefícios: melhora as propriedades físicas e orgânicas do solo; promove a retenção de umidade do solo devido à cobertura morta das plantas depositadas no solo; diminui a infestação de plantas invasoras; auxilia no controle da erosão; aumenta a produção em quase todas as culturas; e auxilia no controle de nematóides.

Confira o vídeo, na íntegra, abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s