Seriguela: alegria para as crianças sertanejas

siriguela wlisses

Além da produção irrigada de alimentos com o uso da água cinza tratada, o Sistema Bioágua Familiar também tira partido de plantas que produzem sem a necessidade de irrigação. Este é o caso da seriguela (Spondias purpurea L.), fruteira de baixo porte, rústica e de pouca competição com outras plantas por luz e nutrientes, sendo bastante adaptada ao clima semiárido. Estas características permitem que ela produza bem nos meses mais secos (dezembro e janeiro), mesmo num ano de pouca chuva. Não podia ser diferente, pois é uma planta do mesmo gênero da cajarana (Spondias cytherea Sonn.), do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câm.) e do umbu-caja (Spondias spp.).

A seriguela é uma fruta que pode ser consumida in natura e em forma de suco da fruta fresca ou como polpa, geleias e doces. Por ser uma árvore de baixo porte e de fruta saborosa, ela normalmente é a alegria da criançada que adora colher e comer a fruta diretamente no pé.

Seriguela

No entanto, pode ser armazenada por vários meses, distribuindo melhor o seu consumo durante o ano. Esta regularidade é interessante para a dieta alimentar das famílias, porque ela é rica em fibras e carboidratos, sendo ainda fonte de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas B1 e C.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s