Alface: um calmante natural

alface (3)

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais consumidas no mundo, sobretudo em forma de salada e acompanhando sanduiches.

Alguns técnicos questionam a presença da alface no Sistema Bioágua Familiar, argumentando ser uma folha com pouquíssimo valor nutricional na alimentação de um (a) agricultor (a) do Semiárido. Isso, porém, não é verdadeiro. O consumo regular da alface apresenta vários benefícios para a saúde, pois é uma hortaliça folhosa rica em fibras; uma delas é a pectina, uma fibra solúvel que libera um gel quando em contato com a água que envolve o bolo alimentar, permitindo que a glicose seja liberada mais lentamente para o sangue, evitando, assim, picos desse nutriente. Essas fibras são benéficas no combate à prisão de ventre e indigestão. A alface também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo. Os minerais mais presentes são cálcio, magnésio, ferro, potássio e fosforo.

Pesquisas recentes têm mostrado que a alface tem uma propriedade na redução da ansiedade, é calmante e ajuda até mesmo na redução da insônia, isso tudo devido a presença de uma substância chamada lactucina, mais concentrada no talo do alimento. Ademais, a alface é rica em ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina), estes regulam o nosso cérebro em relação a ansiedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s