Bioágua Familiar ultrapassa fronteiras do Brasil e ganha o mundo pela internet

4

Em 2015, mais de 2.500 internautas de 25 países visitaram o site do SBF. Os internautas fizeram mais de 10.500 visitas, com destaque de maiores visitantes para Estados Unidos, Holanda, Espanha, Portugal, Rússia, Noruega, França, Itália, entre outros. Países do continente americano também se interessaram pelo SBF com visitas de Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, México, El Salvador, Panamá, Ilhas Virgens Americanas, entre outros. Chama a atenção as várias visitas de países do continente africano como Senegal, Angola, Moçambique e Zâmbia.

Cristofer Hammel (FIDA) em visita a SBF em Caraúbas-RN

Cristofer Hammel (FIDA) em visita a SBF em Caraúbas-RN

O SBF é um sistema de tratamento biológico de água residuária (água cinza), visando o reúso para a produção de alimentos agroecológicos. O sistema de tratamento e reúso é uma iniciativa do Projeto Dom Helder Camara (PDHC), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em colaboração com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), com a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), a ONG ATOS e as famílias agricultoras do Sertão do Apodi – RN.

Todos esses acessos refletem a preocupação mundial com a conservação da água, cuja demanda vem aumentando. Neste panorama, se torna necessário práticas, programas e políticas que promovam manejo sustentável dos recursos hídricos. O reúso de água cinza se revela uma excelente alternativa, contribuindo para a disponibilidade de água para produção de alimentos agroecológicos.

Agricultora Sergilândia do Assentamento Nova Morada-Caraúbas-RN colhendo alimentos produzidos no SBF.

Agricultora Sergilândia do Assentamento Nova Morada-Caraúbas-RN colhendo alimentos produzidos no SBF.

Para saber mais sobre as práticas utilizadas pelo SBF, o Projeto Bioágua disponibiliza seu manual em versão eletrônica. Basta acessar o banner em nosso site: bioaguafamiliar.org.br e baixar o Manual de Implantação e Manejo do SBF. O manual é um material técnico que traz informações de implantação e manejo desse sistema de reúso de água para produção de alimentos em convivência com o semiárido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s